domingo, 29 de março de 2009

Apresentação

Depois do sucesso da 1.ª e 2.ª edições do Curso de Introdução ao Pensamento Crítico Contemporâneo, em Lisboa, vai decorrer um novo curso, de 28 de Abril a 28 de Maio de 2009, desta feita em Coimbra.

The Fifth Estate, 2009, por Mike Hinc, a partir de Il Quarto Stato, 1901, de Giuseppe Pellizza da Volpedo
Tomando como eixo um amplo conjunto de autores contemporâneos e as correntes e sensibilidades que os atravessam, este curso pretende mapear algumas das principais problemáticas que hoje desafiam um pensamento crítico. Desenrolando-se ao longo de dez sessões em forma de seminário, o curso decorrerá na sede da associação Arte à Parte, na rua Fernandes Tomás, n.º 17, 1.º, na Alta de Coimbra (v. mapa).

Em cada sessão serão abordados dois autores. Na primeira parte de cada uma serão apresentadas duas comunicações, que estarão a cargo de um conjunto de convidados, que vai da Filosofia ao Jornalismo, passando pela História, a Antropologia, a Sociologia, os Estudos Literários e a Musicologia. Na segunda parte haverá oportunidade para debate entre todos os participantes. O curso tem um objectivo introdutório e destina-se ao público em geral, dispensando qualquer tipo de formação académica prévia. Serão disponibilizados materiais de leitura que permitirão uma melhor preparação dos seminário e posterior aprofundamento dos debates travados nas sessões. A moderação estará a cargo dos coordenadores do curso em Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário